Durante os dias 22 e 23 de novembro, aconteceu em São Paulo o X Simpósio Internacional de Alergia Alimentar promovido pelo Girassol e pela Asbai Alergia, com o tema “A marcha da alergia alimentar: onde estamos e para onde vamos”.
Destacamos a conferência de abertura com a Dra Renata Rodrigues Cocco sobre a marcha da alergia alimentar nos últimos 10 anos e a análise feita pelo professor da Universidade de Genebra, Dr Jean-Christoph Caubet sobre o panorama mundial das alergias alimentares e, em segundo momento, sobre Fpies.
Na conferência sobre a prevenção das alergias alimentares, Dra Fabiola Souza destacou a importância de termos hábitos de vida saudáveis, bem como a importância dos Guias Alimentares brasileiros (para a população e para menores de 2 anos).
Em sua excelente palestra, a Dra Ariana Yang tratou da anafilaxia, lembrando que prevenção e tempo são aliados indispensáveis para a segurança dos alérgicos.
A importância do teste de provocação oral para o diagnósticofoi tema da palestra proferida pela nutricionista Dra Raquel Bicudo Mendonça e o tratamento ativo da dessensibilização, que como bem destacou a médica Dra Ariana Yang, é preciso conhecer os riscos e benefícios do tramento e realizá-lo em local e com equipes preparadas para realizá-lo.
Na última mesa, o tema em destaque foi “Meu filho tem alergia alimentar, e agora?”, trazendo a visão além do consultório médico, com uma abordagem multidisciplinar.
O Alergia Alimentar Brasil esteve presente no evento, trazendo a importância da integração profissional de saúde-paciente e Fernanda Mainier Hack apresentou a nova ferramenta que irá ajudar ainda mais a ampliar a conscientização sobre tema, trazendo mais informações para quem convive com alergia alimentar e promovendo a inclusão! É o Alerta Alergia e você pode conhecer mais nesse link: https://alergiaalimentarbrasil.com.br/alertaalergia/