Quem somos

[vc_section el_class=”col-md-10 col-sm-12 col-md-offset-1 col-sm-offset-0″][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”3045″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Alergia Alimentar Brasil é uma iniciativa conduzida por mulheres que convivem com o tema da alergia alimentar em suas famílias e que visa ampliar a conscientização sobre o assunto e avançar na conquista de políticas públicas que ampliem a segurança e inclusão das pessoas que convivem com alergia alimentar.

Este grupo é formado pela mesma equipe que conduz o movimento Põe no Rótulo, criado em 2014 com o principal objetivo de mostrar para a sociedade a importância da clareza da presença de ingredientes alergênicos nos rótulos de alimento e bebidas industrializados e pressionar o governo, em especial a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, para que os rótulos fossem mais claros com relação aos seus ingredientes.

A experiência adquirida e a certeza de que é preciso avançar nos dois temas principais do movimento (alergia alimentar e rotulagem) de forma separada fez com que decidíssemos criar o Alergia Alimentar Brasil, ao mesmo tempo em que, com o Põe no Rótulo, seguiremos trabalhando para contribuir com a melhoria da qualidade das informações nos rótulos no Brasil.

Acreditamos primordialmente no acesso à informação, na conscientização e na inclusão.

Representamos o Brasil no Comitê de Organizações de Pacientes da Academia Europeia de Alergia Alimentar (EAACI) e na Aliança Internacional de Alergia Alimentar e Anafilaxia (IFAAA), hoje gerenciada pela Food Allergy Research and Education (FARE).

Fernanda Mainier Hack
Mãe da Clara e da Isabela. Formada em Direito (UERJ – 1999). Procuradora do Estado do Rio de Janeiro desde 2000 e advogada. Desde 2008, em virtude do diagnóstico de alergia alimentar de suas filhas, tem se dedicado ao tema da alergia alimentar, da conscientização e da inclusão, apoiado famílias que convivem com alergia alimentar em grupos nas redes sociais, além de elaborar e traduzir conteúdo informativo, e produzir artigos jurídicos sobre o tema.

Cecília Cury
Mãe da Carolina e do Rafael. Formada em Direito (PUC/SP – 2002), Mestre em Direito Constitucional (PUC/SP – 2005) e Doutora em Constitucional (PUC/SP – 2014). Advogada com experiência acadêmica e prática em direito público, autora de livros e artigos jurídicos. Desde 2011, quando nasceu seu filho mais novo, se dedica ao tema da tutela das pessoas que convivem com alergia alimentar, seja em sua produção acadêmica, seja no apoio em grupos nas redes sociais.

Ana Maria Melo
Mãe do Pedro e do Rafael. Graduada em Comunicação Social (ESPM -2005) e especialista em Marketing (FIA/USP -2 008); inspirada por seu filho mais velho, desde 2013 vem contribuindo com a causa da alergia alimentar compartilhando os seus mais de 13 anos de experiência profissional em consultorias com projetos de Comunicação/Marketing e Sustentabilidade/Responsabilidade Social.

Este site é de autoria e responsabilidade das fundadoras do Alergia Alimentar Brasil, e tem seu conteúdo baseado na experiência adquirida ao logo dos muitos anos convivência com a alergia alimentar no dia a dia e nas melhores evidências científicas sobre o tema, no Brasil, consolidadas no Consenso Brasileiro de Alergia Alimentar, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – ASBAI e Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP e, internacionalmente, no EAACI Food Allergy and Anaphylaxis Guidelines, da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica.

No processo de construção, contou com a colaboração de profissionais altamente qualificadas da área do design, para a criação da marca e da identidade visual e da área de saúde, para a revisão técnica.

Identidade Visual:

Vivi Hack
Mãe do Bernardo. Bacharel em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade e com formação técnica em Design Gráfico pelo Senai Artes Gráficas do Rio de Janeiro. Atuou por 5 anos em agência de publicidade. Em 2006, criou a marca de acessórios Mercado Imaginário, da qual foi responsável pela conceituação, pela direção artística, pelo desenvolvimento técnico, pela produção, pela identidade visual e pelo webdesign. Hoje atua como designer sênior na Vivi Hack Design.

 

Revisão técnica:

Ariana Yang
Mãe da Isabela e do Lucas. Doutora em Ciências pela USP. Coordenadora dos ambulatórios de Alergia Alimentar, Esofagite eosinofílica e Dermatite Atópica do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do HC – FMUSP. Médica Assistente do Serviço de Alergia e Imunologia da UNICAMP. Diretora na ASBAI- Regional SP. Diretora clínica do Instituto de Alergia Campinas (IAC).

Raquel Bicudo
Mãe do Felipe. Formada em Nutrição (UNESP/Botucatu – 2003). Mestre e Doutora em Ciências Aplicadas à Pediatria (2010 e 2017 – UNIFESP). Nutricionista do Ambulatório de Alergia Alimentar da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria da UNIFESP, desde 2006. Faz também atendimentos em consultório particular e atua como Professora de Nutrição em cursos de graduação e pós-graduação.

 

AVISO LEGAL: Todo o conteúdo disponível no site Alergia Alimentar Brasil (inclusive imagens, ilustrações e identidade visual) é de propriedade de Alergia Alimentar Brasil e de suas fundadoras. É permitida a reprodução total ou parcial, mediante prévia solicitação, para fins estritamente educativos ou jornalísticos. É terminantemente proibida a reprodução sem autorização, a modificação do material e o uso com objetivos comerciais e/ou lucrativos, sujeitando o infrator às sanções cabíveis.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][/vc_section]