Em novembro de 2018, aconteceu a IV Jornada Multidisciplinar do Instituto de Alergia Campinas, sobre Alergia Alimentar, coordenada pela Dra. Ariana Yang.
Este evento já é conhecido por aliar às falas de médicos e médicas, outros pontos de vista, conhecimento e sensibilidade.
O olhar de nutricionista veio da Dra. Raquel Bicudo, enquanto que Érika Campos Gomes trouxe considerações importantes sobre os aspectos psicológicos da alergia alimentar e as fonoaudiólogas Elaine Penachim e Roseane Ribeiro Meira contribuíram com esclarecimentos sobre intervenções que podem ajudar muito na aceitação de alimentação pelas crianças.
Fernanda Mainier Hack e Cecilia Cury, fundadoras do Alergia Alimentar Brasil, contribuíram com as mesas multidisciplinares sobre os temas “Atenção multidisciplinar na criança com recusa alimentar, risco nutricional e/ou dificuldade de ganho de peso” e “Desafios da dieta de restrição no diagnóstico, no seguimento, nos tratamentos ativos baked e dessensibilização e após a tolerância”, levando a visão das famílias em relação a estes importantes temas.
Dra Ariana ressaltou a importância da integração dos médicos com outros profissionais de saúde e em especial com as famílias de alérgicos alimentares.
A soma destas “sensibilidades” de diversas áreas mostra a importância do apoio da equipe multidisciplinar para o tratamento da alergia alimentar.