COVID-19: CUIDADOS COM QUEM TEM ALERGIA

O risco de um alérgico ser contaminado é igual a de uma pessoa não alérgica. Por isso, é preciso manter os cuidados básicos de higiene e ficar em casa, se possível.

A asma não controlada pode agravar o quadro de quem está infectado com covid-19. É importante manter as medicações e cuidados prescritos pelo médico.

“Pacientes com asma não são mais propensos a adquirir a infecção por coronavírus, porém são mais propensos a desenvolver complicações, se infectados pelo novo coronavírus. Portanto, o mais importante será não interromper o tratamento da asma. Em caso de dúvida o paciente deverá pedir auxílio e orientações ao seu médico assistente.”

Recomendações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – ASBAI para pacientes com asma. Leia a matéria completa: http://asbai.org.br/recomendacoes-da-associacao-brasileira-de-alergia-e-imunologia-para-pacientes-com-asma/?fbclid=IwAR1wJ61_1aoQhQnj9kHxQsjiep4UDE2KlmbTMBZMQYCXeipzgziK50ehI8M

Outras manifestações alérgicas, como alergia alimentar, dermatite atópica e esofagite eosinofílica não estão no grupo de risco e os cuidados são os mesmos para todos: usar a máscara, manter o distanciamento e lavar as mãos com frequência.

Quem tem dermatite atópica não deve descuidar da lavagem frequente das mãos, mas deve intensificar o uso do hidratante.

Verifique a data de validade dos remédios prescritos para uso contínuo ou em caso de emergências. Caso não consiga repor alguma medicação, converse com seu médico para prescrição de remédios substitutos. Não use nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico.