O Alerta Alergia foi feito pensando nas dificuldades que as famílias encontram na hora de adaptar as receitas, seja para os dia a dia, seja para uma ocasião especial. Uma ferramenta tecnológica pensada em quem convive com alergia alimentar, que destaca, em sites de receitas, os principais ingredientes que causam alergia, dá dicas e sugere algumas substituições. Veja o que o pediatra Daniel Becker achou da novidade:
“Com muita alegria e admiração, compartilho esse vídeo incrível de um grupo de mães que trabalha desde 2015 na questão da alergia alimentar, a partir das histórias pessoais que viveram com seus filhos. Alergia alimentar é um problema comum, que se torna cada vez mais frequente e atinge milhões de pessoas, muitas crianças, pelo mundo afora. Ela pode ser bastante dolorosa, pois exclui as crianças do mundo da convivência social cotidiana, que em grande parte se dá em torno da comida, especialmente das celebrações.
Além disso, pode ser muito perigosa pois, em alguns casos, as alergias são graves e muitas crianças são levadas à emergência devido a quadros agudos que podem, inclusive, colocar suas vidas em risco.
Essa iniciativa é da maior importância tanto para famílias de crianças alérgicas a alimentos, pois facilita enormemente a vida delas, através de um plugin que permite que identifiquem nas receitas na internet os alimentos que podem ser alergênicos e já, automaticamente, aponta substitutos possíveis. Sensacional. Além disso, é importante para todas as famílias que lidam com alérgicos ou possam vir a lidar, pois ajuda a trabalhar essa questão e buscar a inclusão integral dessas crianças, e adultos também, aliás.
Uma ferramenta extraordinária, de alta tecnologia e inteligência, realizada por mães sem nenhum apoio comercial ou empresarial, apenas doando seu trabalho, sua inteligência e especialmente sua união. Como disse, algo admirável a ser aplaudido e compartilhado ad infinitum. Parabéns ao grupo de mães “Põe no Rótulo/Alergia Alimentar Brasil” por uma iniciativa tão bela, que me emocionou as lágrimas.”