Entre os dias 18 e 20 de outubro de 2018, aconteceu o 5º Encontro sobre Alergia Alimentar e Anafilaxia (Food Allergy and Anaphylaxis Meeting – FAAM) promovido pela Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (European Academy of Allergy and Clinical Immunology – EAACI).
Cecilia Cury, uma das fundadoras do Alergia Alimentar Brasil, conduziu uma atividade de simulação de casos para diagnóstico na “Clinical Village”, área do Comitê de Pacientes do EAACI dedicada à divulgação de processos e de equipamentos que podem assessorar no diagnóstico e no tratamento das alergias. EAACI).
Dentre os pontos tratados no FAAM 2018, destacam-se (i) a constatação da necessidade de mais informação e uniformização sobre a definição de anafilaxia para reduzir número de mortes evitáveis; (ii) o fato de que as crianças com alergia alimentar estarem crescendo sem alcançarem a tolerância, o que nos obriga a pensar em estratégias para cuidar bem deste grupo de pessoas, que muitas vezes fica em uma situação de maior risco e também para melhorar sua qualidade de vida; e (iii) que quanto mais educação da sociedade e do alérgico sobre a alergia alimentar, mais seguro e confiante o alérgico ficará.