ALERGIA ALIMENTAR NA PRÁTICA CLÍNICA

Muita gente pergunta sobre microbiota, uso de probióticos para a prevenção das alergias. Parece que ter um estilo de vida mais saudável pode ajudar. Perguntamos a Ana Paula Castro, médica pediatra especialista em alergia e imunologia do HC-FMUSP, sobre o papel da microbiota nas alergias alimentares. Confira:

“Microbiota, microbioma são nomes que traduzem uma gigantesca descoberta científica: somos mais bactérias que nós mesmos, carregamos em nosso corpo uma incrível quantidade de bactérias que ajuda a regular muitos de nossos sistemas, inclusive o sistema imunológico, responsável por nossas defesas, mas também responsável pela origem de nossas alergias.

Um microbioma desequilibrado auxilia na desregulação das respostas de defesa e está relacionado com a maior predisposição a alergias… não há certezas em como se reverte este processo, mas o aumento da ingesta de fibras na gestação, parto normal e aleitamento materno são o trio de ouro para prevenção sempre que possível.

O uso de probióticos (bactérias vivas que se ingeridas podem trazer benefícios) são alternativas que começam a ser estudadas na restauração deste sistema, mas as evidências científicas ainda impõem desafios a estes produtos, que precisam passar por inúmeros processos para que possam ser consumidos diariamente de maneira eficaz!

Ficar ligado nos avanços da ciência pode nos ajudar a uma vida melhor!”